Minerais Comuns e de Importância Econômica

A Editora Oficina de Textos lançou nesta semana a segunda edição do livro Minerais Comuns e de Importância Econômica, que é um manual fácil para identificação dos principais minerais.

A obra é enriquecida com tabelas, que facilitam ainda mais a compreensão

Com a finalidade de despertar nos iniciantes em Geologia o interesse pelos fundamentos da Mineralogia e Cristalografia, a obra apresenta uma linguagem simples. Um roteiro sobre os estudos dos minerais, a utilização de minerais como recursos naturais e reservas e produção desses recursos no Brasil são abordados no livro, além de uma chave para o reconhecimento de minerais comuns.

Segundo o autor Sebastião de Oliveira Menezes,  o mineral é um corpo sólido, constituído por um elemento ou composto químico, de ocorrência natural e formado como um produto de processos inorgânicos. As substâncias formadas por intervenção humana não são consideradas minerais. Um mineral pode ser reconhecido por diversas propriedades, sejam elas mais óbvias, como a cor, ou sejam aquelas que só podem ser detectadas por equipamentos. O capítulo 5 do livro oferece um auxílio que, na maioria das vezes, permitirá responder a questão: “Que mineral é este?” e permite, por exemplo, ser utilizado como guia de referência para ir a campo e rapidamente fazer uma avaliação.

Sebastião de Oliveira Menezes possui graduação e mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Lecionou na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, atuando principalmente em Mapeamento Geológico, Geologia de Pegmatitos, Mineralogia e Geocronologia.

Minerais Comuns e de Importância Econômica – um manual fácil, possui 127 páginas, e pode ser comprado no site da Editora Oficina de Textos (clique aqui) por apenas R$ 39,00.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *