Mudança climática pode ficar incontrolável

Recentemente foi divulgado pelo Centro Internacional de Estudos Clube de Roma um relatório sobre mudanças climáticas, as quais podem ficar incontroláveis nos próximos 40 anos. O documento estima ainda que as emissões de dióxido de carbono farão a temperatura média global aumentar quase 3°C até 2080 – considerando que dificilmente os mercados e governos tomarão medidas eficientes contra a mudança climática -, e que a população mundial contará com 8,1 bilhão de habitantes  em meados de 2042.

No ano de 2010, países de todo o mundo concordaram em reduzir as emissões de CO2 de maneira a tentar manter o aquecimento médio global em 2°C até o final deste século, mas o relatório prevê que esse limite será atingido muito antes, e cientistas afirmam que depois de atingir esse nível de aquecimento, o mundo poderá enfrentar uma catástrofe climática.

Fonte: Portal do Meio Ambiente

Para ajudar a compreender as mudanças que podem ocorrer daqui para frente no meio ambiente, no clima e no mundo, devemos conhecer também o passado, e para isso, a nova edição do livro Geologia do Quaternário apresenta a atualização da compreensão dos processos e produtos envolvidos nas mudanças ambientais naturais da Terra durante o Quaternário – período geológico no qual o homem emerge e passa a influenciar o ambiente. Este mesmo período é marcado pelas grandes glaciações e pelos estágios interglaciais. O atual, cujo fim se aproxima, fomenta o presente debate sobre aquecimento, ou esfriamento global. Trata-se de um manual de grande utilidade aos profissionais, estudantes e pesquisadores envolvidos com problemas ambientais, além de ser uma leitura fascinante para os interessados em Geologia, Geomorfologia, Biologia, Ecologia, Paleontologia, Evolução, Planejamento Urbano e Territorial, entre outras áreas.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *