Mudanças nos níveis dos oceanos

Uma análise de imagens feitas por sondas espaciais nos últimos 18 anos forneceu uma visão mais abrangente sobre as mudanças que ocorreram no nível dos oceanos em todo o mundo.

O estudo utilizou uma escala de -12 a 12 e mostrou que os mares do planeta estão subindo uma média de três milímetros por ano, considerada uma variação pequena para os padrões.

Segundo a Agência Espacial Européia (ESA, na sigla original) estas mudanças podem ter sido provocadas por diversos fatores, mas a teoria mais aceita é a absorção de maior quantidade de calor pelos oceanos e aumento no derretimento de geleiras polares.

Parte da Iniciativa de Mudanças Climáticas, a pesquisa irá auxiliar na prevenção de problemas causados pelo aumento do nível do mar em populações costeiras, erosão de praias e contaminação de sal nas águas subterrâneas. 

Fonte: BBC Brasil e ESA

Tudo a ver:

Em sua 2ª edição, revisada e ampliada, Oceanografia por Satélites foi escrito por um grupo experiente de oceanógrafos brasileiros e estrangeiros. Descreve as novas tecnologias empregadas para o estudo do meio ambiente marinho a partir de dados de sensoriamento remoto e as vantagens e limitações dessas tecnologias comparadas a técnicas mais convencionais de observação dos oceanos.

O livro é extremamente importante por ser uma revisão atualizada de como os dados de sensoriamento remoto estão impulsionando as ciências marinhas e mudando as perspectivas atuais da Oceanografia. Aplicações incluem o estudo de variáveis físicas que controlam o clima e o tempo marinhos, correntes, ondas, ventos, fitoplâncton, pesca, óleo no mar e muitas outras.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *