Nelson Aoki inaugura palestra na ABMS

No final de setembro o professor Nelson Aoki, autor de Fundações por Estacas e do lançamento Fundações Diretas – projeto geotécnico, esteve na ABMS (Associação Brasileira de Mecânica Solos e Engenharia Geotécnica), para reinauguração da tradicional Palestra Milton Vargas. Com vasta experiência em engenharia, Aoki dialogou sobre a probabilidade de ruína e os fatores de segurança em fundações, com demonstração de cálculos utilizando uma tabela criada por ele mesmo.

Em entrevista realizada pelo jornalista Helvio Falleiros, Aoki fala sobre a responsabilidade do engenheiro em relação aos riscos de uma obra e também do desafio de passar sua experiência à sociedade, especialmente aos mais jovens. Confira abaixo:

Para Nelson Aoki, a engenharia não é uma ciência exata. “Ela usa a matemática, que é exata, mas a engenharia, especialmente a geotécnica, lida com variabilidades, com uma série de fatores”, explica.

A obra Fundações Diretas – Projeto Geotécnico é o volume complementar de Fundações por Estacas e discute com precisão e clareza as principais variáveis envolvendo filosofias de projeto, capacidade de carga, recalque e tensão admissível. Completa ainda a abordagem do tema projeto de fundações, no âmbito geotécnico. Os principais tópicos abordados são a capacidade de carga (resistência) e os recalques (deformabilidade) para chegarmos à tensão admissível (projeto).

O engenheiro Nelson Aoki é doutor em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (USP) e, durante seu doutorado, um dos temas pesquisados foi a relação entre o fator de segurança e a noção de probabilidade de ruína.

A matéria no site da ABMS você encontra aqui e aqui.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *