Novas estações meteorológicas no Amazonas

O Ministério da Defesa divulgou esta semana que a Floresta Amazônica irá abrigar onze novas Estações Meteorológicas de Superfície, que serão coordenadas pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia.

Estes equipamentos têm o intuito de coletar e processar dados relacionados com o clima local e irão avaliar com maior precisão aspectos como temperatura, radiação solar, pressão atmosférica, umidade relativa do ar e velocidade e direção do vento.

Estes espaços também serão utilizados pelas forças aéreas brasileiras, com o objetivo de utilizar os bancos de dados colhidos para intensificar os serviços de meteorologia aeronáutica e de navegação aérea.

As estações serão distribuídas por diversos estados, com quatro estações no Amazonas, duas em Roraima e outras cinco entre os estados do Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins.

Fonte: Ministério da Defesa

Tudo a ver:

Você sabia que os estudos climatológicos são extremamente importantes para realizar os vôos não só de aeronaves, mas também de asas deltas, pára-quedas e outros?  Veja esta e outras curiosidades relacionadas ao tema no livro Climatologia Fácil, escrito pela professora e pesquisadora Ercília Torres. Para conferir o sumário e adquirir um exemplar, basta clicar aqui.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *