Novidade no Brasil e em toda América do Sul, Glossário de Geotectônica consolida sete anos de catalogação

Comparada às revoluções da Física e da Biologia, o reconhecimento das placas tectônicas  resultou  em um desenvolvimento espetacular da Geotectônica. Com o desenvolvimento das técnicas de perfuração do fundo dos oceanos na década de 1960, veio à tona as evidências definitivas para a compreensão dos mecanismos que levam à translação dos continentes e sua profunda relação com as estruturas das rochas.

Com a consolidação da Geotectônica, surgiu o problema da incompatibilidade de conceitos e nomenclatura, o que até então inviabilizava o progresso do conhecimento na área. Em 1980, durante o Congresso Geológico Internacional de Paris, foi instituída a tectônica global, acompanhada de uma nomenclatura que seria nos anos seguintes, palatável e aceitável pela maioria das tendências.

Benjamin Bley, professor do Instituto de Geociência da USP, viveu os percalços da geologia moderna. Desde que enveredou por esse ramo das geociências – há mais de 35 anos – lidou com o caráter prolífero dos termos, o que em sua opinião, “muitas vezes afastou os aficionados de um aprofundamento do tema”.

O contato com os alunos e a percepção da urgência de publicar um autêntico dicionário da Geotectônica levaram o professor a produzir um glossário sobre o tema, o primeiro do gênero na América do Sul. Além de reunir os principais termos geotectônicos e um glossário dos termos em inglês e sua tradução para o português, a obra inclui termos antigos como os ligados a geossinclinais. São sete anos de minuciosa catalogação compilados em um único volume.

Glossário de Geotectônica está previsto para ser lançado no final deste mês, segundo informações divulgadas pelo departamento de edição da Ofitexto. Aguarde.

2 Comentários

  1. Estou muito interessado nesse livro. Por favor, comuniquem-me por e-mail a venda ou a pré-venda.

  2. Boa tarde caro Luiz,

    Agradecemos o comentário e o interesse. Já anotamos seu e-mail para avisá-lo quando o livro estiver disponível para venda.

    Atenciosamente,
    Equipe Oficina de Textos.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *