Novo livro: Pequenas Centrais Hidrelétricas

Com mais de 450 unidades em operação no Brasil, as pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) têm importante papel na geração descentralizada de energia, fornecendo eletricidade tanto para geradoras públicas e privadas como diretamente para indústrias, por meio da autoprodução.

Neste contexto, o livro Pequenas Centrais Hidrelétricas constitui um roteiro consistente para o entendimento dos componentes de uma PCH e dos estudos necessários para a definição, o projeto e os aspectos construtivos do empreendimento.

Trata-se de uma obra única, em que o estudante terá a oportunidade de conhecer o passo a passo da construção de uma PCH em seus diferentes aspectos técnicos, por meio de uma visão abrangente das diversas áreas envolvidas em sua implantação.

O livro começa com uma análise de demanda de energia e avaliação socioeconômica, prosseguindo com abordagem metodológica racional.

Nos capítulos seguintes, discutem-se os estudos básicos (topográfico, hidrológico, geológico e de impacto ambiental) e as obras civis (de captação, adução e restituição) necessários na concepção e implantação do projeto. Também são detalhados os componentes de uma PCH, como desarenadores, câmaras de carga, turbinas e geradores, na rubrica de Engenharia Elétrica.

Com diversos exemplos práticos e ilustrações explicativas, o livro Pequenas Centrais Hidrelétricas é uma excelente referência para estudantes de Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica, assim como para profissionais ligados à área.

Sobre o autor

Ramiro Ortiz Flórez é doutor em Recursos Hidroenergéticos pelo Instituto Energético de Moscou, mestre em Centrais Elétricas e Subestações e professor da Escola de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Universidad del Valle de Cali, na Colômbia.