Novo mapa geológico do mundo

Pesquisadores britânicos mobilizaram centros de estudos de todo o mundo para formar o OneGeology, projeto que visa elaborar um mapa geológico do planeta. O projeto tem o intuito de disponibilizar na internet dados padronizados de 138 organizações que representam 117 nações.

Iniciado há 5 anos, o resultado das pesquisas levantadas até o momento foi apresentado no 46° Congresso Brasileiro de Geologia, que aconteceu em Santos na última semana.

Pelo portal http://www.onegeology.org é possível obter imagens em alta resolução com detalhes geológicos de diversas partes do mundo, inclusive do Brasil. Aqui, os principais dados são fornecidos pelo Serviço Geológico do Brasil, com proporção de 1 para 1 milhão, considerada de qualidade regular pelos coordenadores do projeto.

O objetivo, conforme os idealizadores contaram para o jornal O Estado de S. Paulo, é obter informações de todos os cerca de 200 centros de pesquisa geológica do planeta e tornar a base de dados cada vez mais completa.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Tudo a ver:

Conheça nossa seção de livros voltados para Geologia (clique aqui) e confira as obras de célebres geólogos e autores da Editora que também participaram do 46° Congresso Brasileiro de Geologia.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *