Novo tipo de asfalto!

A poluição é um grande problema em muitas cidades mundo a fora, inclusive sendo motivo de morte superior a outros problemas, como o alcoolismo e a obesidade no Reino Unido, por exemplo. E se houvesse uma forma de tentar reduzir esta poluição sem grandes investimentos em ações pós-danos?

Na Holanda, um grupo de pesquisadores da Universidade de Tecnologia desenvolveu um pavimento que neutraliza, durante um dia, os índices de até 19% dos gases poluentes, com temperatura ambiente e sob condições climáticas favoráveis. Os pesquisadores também relataram que este pavimento especial pode absorver até 45% dos gases poluentes emitidos ao longo de um ano de experiências.

Revestido de óxido de titânio, estima-se que, a princípio, o novo asfalto será até 50% mais caro, mas diversos países altamente industrializados já comemoram a descoberta, pois investir nele pode reduzir gastos em áreas como a saúde, por exemplo. Para a Holanda é viável apostar no novo asfalto, pois, apesar de apresentarem um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), registram uma das piores taxas de poluição da União Europeia.

asfalto-ecologico-holanda

Foto: Na Rua Castorweg, em Hengelo, Holanda, pesquisadores instalaram blocos tratados com o óxido de titânio. (Science Direct/5 de julho de 2013)

Estudos como este, que visam alterar propriedades do asfalto em favor de um bem maior, como, por exemplo, a redução do aquecimento global, são feitos em diversos países. No Brasil tem-se utilizado em algumas cidades asfalto cuja a composição tenha algum material que seria de difícil descarte, como os pneus. Este é conhecido também por “asfalto ecológico” ou “asfalto-borracha” e possui desempenho superior, alta elasticidade e resistência maior ao envelhecimento.

Fonte: Revista Fundações e Obras Geotécnicas, http://www.revistafundacoes.com.br/noticias/asfalto-que-absorve-poluicao-do-ar-e-criado-na-holanda

Agência Anhanguera de Notícias http://portal.rac.com.br/projetos-rac/projeto-ambiental/150327/2013/07/11/no-caminho-da-sustentabilidade.html

Los Angeles Times http://www.latimes.com/news/science/sciencenow/la-sci-sn-smog-eating-street-20130705,0,4941635.story

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *