O Clima na Terra e a Evolução do Planeta

Durante a história da Terra, o clima tem oscilado entre os extremos quentes e frios em comparação com os dias atuais. Basta observar ao redor do mundo para encontrar a enorme variedade de climas, ambientes e formas de vida – florestas tropicais, desertos, florestas temperadas, calotas de gelo.

Para explicar as mudanças climáticas, devemos levar em conta a relação entre os gases de efeito estufa, a vegetação e o clima. As plantas são responsáveis direta e indiretamente por uma retirada considerável de gás atmosférico. As árvores fornecem um grande reservatório de matéria orgânica, que vem sendo utilizado desde então. A radiação solar aumentou gradualmente ao longo do tempo, também contribuindo para as oscilações na atmosfera.

Nos últimos 15 anos, podemos destacar as seguintes variedades climáticas: aquecimento global, as alterações repentinas das estações do ano em todo o Planeta – temperatura e ocorrência de chuvas e ainda o aumento de vendavais, ciclones e enchentes.

Por que a Terra é o único planeta no Sistema Solar onde a vida é conhecida? O que controla os ventos e as correntes marinhas? Que efeitos os vulcões e o movimento das placas tectônicas tiveram sobre o desenvolvimento e evolução da vida? O que os fósseis nos revelam sobre o passado da Terra?
Durante muito tempo nos questionamos sobre estes conceitos e buscamos respostas para estas e muitas outras questões.

Sistema Terra-Vida, uma introdução, reúne ciências biológicas e da Terra para explorar a coevolução da Terra e da vida ao longo do tempo geológico. Traz investigações sobre os controles físicos que se combinam para fazer da Terra um planeta habitável e apresenta dados sobre o surgimento e a persistência da vida, os processos de retroalimentação entre o clima, a vida e os processos geológicos. Nesta obra questiona-se se a própria vida é passiva ou uma força para as mudanças.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *