Oficina de Textos presente em Eventos na segunda quinzena de agosto


Nos próximos dias de agosto a Editora Oficina de Textos participará de 3 grandes eventos. Veja abaixo quais são, os detalhes e os livros indicados para quem deseja se aprofundar em cada uma das áreas.

 18/8/2011: Georreforços – Workshop de Geossintéticos

A Oficina de Textos participa na próxima quinta-feira (18/8) do Encontro “Georreforços: workshop de Geossintéticos”, evento realizado pela Huesker em parceria com a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS – NRSP), com o apoio da Universidade de Munique, COPPE/UFRJ, e do Instituto Deltares e Vecctor Projetos e Consultoria.

O Georreforços 2011 é um evento voltado para a Prática da Engenharia Geotécnica, com foco na utilização de geossintéticos para reforço. O evento privilegia a troca de experiências, com profissionais de altíssimo nível, especialistas na área de geossintéticos, apresentando e discutindo importantes casos de obras no Brasil e no Mundo, além de novas tendências do mercado.

Esse encontro técnico, destinado a projetistas, consultores e engenheiros de construtoras e órgãos contratantes, contará nesta 2ª edição com a presença dos professores Gerhard Bräu, da Universidade de Munique, e Suzanne Van Eekelen, gerente de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Deltares – Holanda. Haverá tradução simultânea.

Livros de interesse: Aterros sobre Solos Moles, Fundamentos de Mecânica dos Solos e das Rochas, Obras de Terra, Geotecnia Ambiental, e muitos outros. Veja aqui.

livro aterro sobre solos moles fundamentos-de-mecanica-dos-solos-e-das-rochas obras-de-terra geotecnia-ambiental

17 a 19 de agosto: Encac – Encontro Nacional de Conforto em Ambiente Construído

De 17 a 19 de agosto acontece em Búzios o XI Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído. Com a temática “Conforto Ambiental na Arquitetura e no Urbanismo: Uma Reflexão além da Técnica, o evento pretende fomentar a discussão dos aspectos voltados para melhoria do conforto ambiental, eficiência energética, ergonomia e avaliação pós ocupação (APO).

Arquitetura Escolar

A pesquisadora, professora da Unicamp e conselheira editorial da Oficina de Textos, Doris Kowaltowski, fará duas apresentações: a primeira sobre os elementos de conforto de projeto escolar no Estado de São Paulo e a segunda sobre análise de ferramentas de avaliação de projetos de edificações escolares, nas quais haverá destaque para o livro de sua autoria “Arquitetura Escolar”, lançado no início do ano pela Oficina de Textos.

O evento será realizado pelas universidades Federal Fluminense, Gama Filho e do Brasil.

Sobre o evento:

Ao longo das duas últimas décadas, o ENCAC tem se mantido coerente com a proposta de ser um fórum de discussão dos aspectos voltados para melhoria do conforto ambiental. Como consequência natural, a questão da sustentabilidade ambiental vem se impondo como uma premissa a ser atendida na relação entre o espaço construído e seu entorno. Uma arquitetura para o presente deveria ser estabelecida de modo a considerar as questões do meio ambiente, e gerar um reequilíbrio ecológico na relação. Esse processo transfere para o indivíduo uma grande responsabilidade pelos seus atos, e a consciência ecológica remete ao verdadeiro sentido da vida, sendo fundamentada a conscientização, educação de hábitos e comportamentos nas relações humanas e destas com o meio ambiente. O conceito de sustentabilidade envolve uma abordagem em que entram valores históricos, estéticos, ambientais, sociais, culturais, políticos e morais. Significa, sobretudo, a utilização da criação e do conhecimento técnico para projetar e construir em harmonia com o meio ambiente, de modo que a edificação venha apresentar mínimos impactos ambientais adversos, reduzindo seu insumo de recursos energéticos não renováveis, além de prover qualidade para a vida das pessoas. No ENCAC 2011 o tema “Conforto Ambiental na Arquitetura e no Urbanismo: Uma Reflexão além da Técnica” pretende avançar esta discussão reforçando o foco no usuário. Os desastres ambientais que têm acontecido em todo o país, no início de 2011, foram excepcionalmente cruéis com a Região Serrana do Rio de Janeiro. A resposta do clima ao descaso com que o meio ambiente vem sendo tratado impõe uma mudança de atitude. Agora, mais do que nunca, cabe a nós – atores envolvidos na produção do espaço construído – assumir nossa parcela de responsabilidade no processo. Uma Reflexão além da Técnica significa pensar de que modo o produto de nossas pesquisas atende as reais necessidades e anseios dos usuários, possibilitando que o conforto não seja uma simples ausência do desconforto. Significa também, ir além da comparação entre dados quantitativos, de forma que a eficiência e a técnica sejam aliadas ao projeto na produção de espaços de qualidade em suas diferentes escalas (urbana, arquitetônica e de interiores).

ÁREAS TEMÁTICAS

  1. Acústica dos Edifícios e das Cidades
  2. Clima Urbano, Planejamento Sustentável e Patrimônio Sustentável
  3. Conforto Térmico
  4. Desempenho térmico, Ventilação e Bioclimatologia
  5. Eficiência Energética
  6. Iluminação Natural, Artificial e Conforto Visual
  7. Avaliação Pós-Ocupação aplicada ao Conforto Ambiental e à Ergonomia

    Livros de interesse em arquitetura: veja aqui.

17 a 19 – 4ª Feira Universitária do livro da UFMG

De 17 a 19 de agosto a Oficina de Textos também estará presente na 4ª Feira Universitária do livro da UFMG, em Belo Horizonte, oferecendo 40% de desconto em seus títulos e 20% nos lançamentos. O evento será realizado na Praça de Serviços do campus Pampulha, das 9 às 20 horas nos dois primeiros dias e das 9 às 18 horas no dia 19.

Entre as editoras universitárias que fazem parte do evento, estão: UFMG, UEPG, Fundação João Pinheiro, Oficina de Textos, EDUFU, UFPR, UNESP, UFJF, Fale/UFMG, FIOCRUZ, EDUSP, UNICAMP, INSTITUTO PIAGET, UNIFESP, PUC Minas, UFRJ, UFSCarlos, EDUSC e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Para conhecer os livros, clique aqui.

Se deseja ver os outros eventos da Oficina de Textos e seus parceiros, clique aqui.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *