Oportunidades para geólogos com especialização

Empresas de mineração, petróleo e gás aumentaram a procura por geólogos com aperfeiçoamento técnico no último ano. Essa procura se deve à exploração de novas minas, além do crescimento do setor de petróleo no Brasil. O problema, de acordo com os especialistas em recrutamento, é que os geólogos recém-formados não têm a especialização necessária para ocuparem estas novas vagas.
Para se manter valorizado, o geólogo deve melhorar a formação, se possível no exterior. Segundo Bruno Fonseca, da empresa de recrutamento Hays, “para cada terreno há um tipo de tecnologia diferente de exploração e por isso é importante ficar por dentro do que acontece na Europa, nos Estados Unidos e, principalmente, no Oriente Médio.”
Outra dica valiosa é nunca parar de estudar. O professor de Geofísica de petróleo na Universidade Federal Fluminense (UFF) e consultor técnico da Petrobrás, Rogério Santos, avalia que o mestrado, doutorado, pós-doutorado, a troca de experiência com profissionais de outros países e a constante conexão com as tecnologias estrangeiras são fundamentais para permanecer competitivo. “Por isso, nesse mercado, é importante trabalhar em uma empresa que invista na formação de seus profissionais.”, avalia.
Para os recém-formados que estão entrando no mercado há maior dificuldade em conseguir o primeiro emprego, além da competição com os profissionais estrangeiros mais preparados, que também têm buscado emprego no Brasil. Já que o campo de trabalho é restrito, os recrutadores reconhecem que o geólogo tem de conhecer as pessoas da área, que possam indicá-lo para oportunidades que surgirem.

Saiba mais:

O geólogo pode trabalhar no beneficiamento e processamento de minérios; na construção civil, na supervisão e planejamento de ações extrativistas; na prospecção de reservas; e na pesquisa da mecânica das rochas, estudando o comportamento das rochas para assegurar trabalhos como construção de túneis, metrôs e galerias subterrâneas. Para quem possui formação acadêmica superior e diploma de pós-graduação, a docência no ensino universitário e técnico também é uma alternativa profissional.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *