‘Óptica’ reúne material produzido ao longo de duas décadas de ensino no Instituto de Física da Unicamp

De conteúdo abrangente e com o foco no ensino, Óptica propõe experimentos bem detalhados e explora temas desafiantes. É o que explica o autor do livro e professor do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Unicamp, Jaime Frejlich. Professor há mais de 20 anos, Frejlich garante em sua obra clareza e precisão da exposição.

Óptica trata de assuntos pouco explorados em livros de física. Proponho experimentos, disponibilizo muitos exercícios e procuro o tempo todo dialogar com o estudante”, explica o professor.

Por meio de ilustrações e exemplos desafiantes, o livro aborda os principais temas de estudo na área, desde assuntos clássicos em propagação e polarização da luz e óptica geométrica, até questões complexas em interferência da luz, tratamento da difração e holografia.

Para o professor de Física da Unicamp e diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz,  “A atividade científica de Frejlich garante o contato com a fronteira do conhecimento na área e a experiência didática garante a organização apropriada dos temas e preocupação com a clareza dos textos”.

Dividido basicamente em duas partes – Teoria e Apêndices –  a obra traz a óptica geométrica  ancorada em estudos de matrizes, diafragmas em sistemas ópticos, propagação da luz, natureza vetorial da luz, interferência e coerência, difração e óptica de Fourier, holografia e introdução à teoria da informação, óptica em sólidos, Delta de Dirac, Teorema de Bernstein, processos estocásticos entre outros temas.

Indispensável a estudantes de Física e Engenharias.

Veja também:

Conheça a página do livro AQUI

Confira a palestra virtual de Jaime Frejlich sobre Óptica

Visite nossa livraria !

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *