Os avanços da ciência e da tecnologia

A ciência e a tecnologia nos trouxeram muitas novidades nas últimas décadas, o que facilitou o acesso a pesquisas e inovações que nem sonhávamos em obter anteriormente. Por muito tempo, a ciência teve como meta a busca por tecnologias que pudessem decifrar e dimensionar o mundo. Porém, hoje a ciência já não sabe o que fazer com os terabytes gerados diariamente em laboratórios, estações remotas e institutos de pesquisa que abastecem milhares de planilhas mundo afora.

O livro O Quarto Paradigma discute como a quantidade cada vez maior de dados tem alterado os rumos da pesquisa científica, que começa a se reinventar com o uso de tecnologias inovadoras, como, por exemplo, computação quântica, arquitetura multinúcleo e colaboração em nuvem.

Lançamento do livro será dia 3/11

Todos esses termos estão ligados a essa nova ciência que está nascendo, em que cientistas da computação unem-se a especialistas de diferentes domínios para o desenvolvimento de novos conceitos e teorias a partir de grandes quantidades de dados disponibilizados pelas distintas tecnologias modernas.

Aplicações e pesquisas tão variadas são exemplos atuais do quarto paradigma da pesquisa científica: a eScience ou ciência intensiva de dados.

Publicado em parceria com a Microsoft Research, o livro apresenta pela primeira vez as pesquisas para o desenvolvimento da eScience e aponta novas tendências para o uso de computação avançada para interpretação de dados nas mais diversas áreas de conhecimento. A ideia é avaliar os novos campos de colaboração entre tecnologia e ciência e inspirar uma nova geração de cientistas.

Lançamento do livro O Quarto Paradigma:  3 de novembro na FAPESP com palestra de Daniel Fay, diretor da Microsoft Research Connections. Mais informações, clique aqui.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *