Os maiores lagos do planeta

Um lago é uma depressão natural na superfície da terra que contém quantidades diferentes de água, seja proveniente da chuva ou de nascentes nas proximidades. Também existem lagos em zonas como a Antártida, chamados de sub-glaciares por estarem abaixo do gelo.

Os lagos constituem importantes reservas de água, fundamentais para o abastecimento público, irrigação, produção de energia em hidrelétricas e outras atividades econômicas e sociais, como turismo e recreação.

Apesar disto, estão ameaçados pela poluição com resíduos industriais ou urbanos, má gestão da qualidade destes recursos e aumento no uso e desvio exacerbado. Segundo o Conselho Mundial de Recursos Hídricos, a humanidade está usando mais que 50% das fontes de água fresca aproveitáveis e 90% deste número vêm dos lagos.

E para mostrar um pouquinho da beleza destas formações, separamos os 5 maiores lagos do planeta (em área por km²) com base no livro Recursos Hídricos no Século XXI, de Takako Matsumura Tundisi, diretora e pesquisadora do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos, e José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos-SP. Confira!

Lago Superior 

Área: 82.680 km²

Onde fica: entre o Canadá e os Estados Unidos

Lago Vitória 

Área: 69.000 km²

Onde fica: parte ocidental do Grande Vale do Rift, na África

Lago Huron 

Área: 59.800 km²

Onde fica: entre Michigan, nos Estados Unidos, e a província de Ontário, no Canadá

Lago Michigan

Área: 58.100 km²

Onde fica: Michigan, nos Estados Unidos

Lago Tanganica

Área: 32.900 km²

Onde fica: parte ocidental do Grande Vale do Rift, na África

Você sabia?

A principal diferença entre lagos e lagoas está no tamanho. Ambos são definidos como uma extensão de água cercada por terra, mas os lagos são maiores. Outro fator contrastante entre esses dois espaços está na formação: Os lagos geralmente são resultados de transformações do relevo terrestre e as lagoas são resultado de fenômenos localizados como um desmoronamento ou ações de castores.

Tudo a ver

Gostou da matéria? Então adquira os livros Limnologia e Recursos Hídricos no Século XXI, de José Galizia Tundisi, doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo e presidente do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos-SP, e Takako Matsumura Tundisi, professora titular aposentada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e diretora e pesquisadora do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos. Na obra Limnologia, está presente todo o conhecimento científico acumulado sobre as águas, desde o uso dela como substrato até a origem dos lagos, a diversidade e a distribuição geográfico destes ambientes aquáticos.

Já no livro Recursos Hídricos no Século XXI, estão explicados todos os aspectos dos recursos hídricos no Brasil e no mundo, seus usos múltiplos, os principais desafios enfrentados e os mais recentes desenvolvimentos científicos e tecnológicos na área. A obra também discute soluções e alternativas de gestão, com exemplos reais e inovadores implantados em diversos países e mostra que cada vez é mais importante descentralizar e integrar a gestão, estabelecer novas políticas públicas e desenvolver cursos e programas de capacitação.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *