Padrão mundial em emissão de poluentes veiculares

Em relatório disponibilizado na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável foi informado que o Brasil começa a se aproximar dos padrões internacionais de emissões veiculares, reduzindo a média de emissão de poluentes da frota nacional de 3,8 para 0,4g/Km entre os anos de 1995 e 2012. De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), os números são justificados pela legislação ambiental mais rigorosa em vigor no país.

Em 1988 o Brasil aderiu ao Proconve, programa que controla as emissões de poluentes para a comercialização de veículos, e juntamente com a iniciativa as montadoras passaram a investir em novas tecnologias de motores, as quais reduziram o consumo e as emissões de poluentes. A chegada da tecnologia Flex em 2003 foi decisiva, pois além de reduzir um terço das emissões de CO2, a utilização do etanol colabora para a neutralização dos gases do efeito estufa por meio do cultivo da cana.


O cenário só tende a melhorar, pois as principais montadoras instaladas no país estabeleceram sua “agenda verde”, de forma a se integrar aos planos internacionais de redução de emissões e planejando diminuir em 30% as emissões até 2020. Considerando o bem estar da população mundial, essas são ótimas notícias, pois colaboram para a redução do efeito estufa e de um de seus principais efeitos: as ilhas de calor, que afetam mais de 75% da população que vive em áreas urbanas e suburbanas. O tema é abordado de forma acessível e com exemplos práticos e conceitos teóricos claros, no livro Ilhas de Calor, apresentando simples soluções, como pintar o teto de branco ou plantar mais árvores, e praticáveis por qualquer indivíduo, para a redução dos impactos e busca por melhor qualidade de vida. O livro é de extrema importância para engenheiros e arquitetos, que devem construir seus projetos levando em consideração as questões ambientais. Além disso, é um prato cheio para climatologistas, pesquisadores e estudantes da área.

Clique AQUI e conheça o livro. http://www.ofitexto.com.br/produto/ilhas-de-calor.html

Fonte: Revista Guia 4 Rodas

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *