Aplicação do Modelo Digital de Elevação

Modelo digital de elevação_vitrineModelos digitais de elevação apresentam diversas aplicações no ramo das Geotecnologias, sendo importante avaliar vantagens e limitações de cada um visando alcançar os melhores resultados conforme o objetivo de cada trabalho.

Segundo o livro Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais, um ponto chave para a viabilidade técnica dos modelos digitais de elevação (MDE) é sua preparação. Há trabalhos de pesquisa voltados exclusivamente à preparação e à avaliação de MDE por diversos métodos, a partir de dados igualmente diversos. A princípio, a elaboração de MDE consiste no armazenamento de cotas altimétricas (elevação) em arquivo digital estruturado em linhas e colunas.

Nesta forma, um levantamento hipotético de cotas (z) numa malha regular poderia ser digitado numa matriz (x,y, colunas e linhas) e o arquivo assim armazenado poderia representar um MDE. Porém, grande parte dos estudos com MDE foi desenvolvida com dados que provêm de mapeamentos sistemáticos, realizados com técnicas de aerofotogrametria ou, quando muito detalhados, com teodolito e trena.

Os dados altimétricos representados nos mapas, geralmente curvas de nível, são inseridos em meio digital e devidamente preparados para armazenamento na forma de MDE. Em fase relativamente recente, foram desenvolvidos sistemas sensores capazes de realizar levantamentos topográficos diretamente para o meio digital, o que elimina a fase de digitalização.

Webinar sobre Aplicação do Modelo Digital de Elevação

Para saber mais detalhes sobre os conceitos de MDE e variáveis derivadas, o MDE obtido de dados de satélite, o GDEM-ASTER, o MDE-SRTM e o refinado a partir deste (MDE-Topodata), além de suas formas de representação. Não deixe de conferir o webinar Aplicação do Modelo Digital de Elevação com a renomada geógrafa Teresa Gallotti Florenzano.

Este seminário online gratuito é resultado da parceria entre a Editora Oficina de Textos e a MundoGEO. Nele, será mostrado o uso do software SPRING, o processamento do MDE para gerar variáveis derivadas e classes, no mapeamento de unidades de relevo e paisagem, entre outros. Incrições AQUI.

Informações ou dúvida entre em contato com mkt@ofitexto.com.br ou pelo telefone 11 30857933.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *