Próximos Lançamentos de Livros

Após a Editora Oficina de Textos comemorar seus 100 livros editados em maio de 2011, o gás não acabou e mais títulos virão para engrandecer os estudos da ciência:

Em setembro, por exemplo, teremos o Análise Estatística de Dados Geológicos Multivariados, do Prof. Paulo M. Barbosa Landim, que mostra o desafio da análise de um volume crescente de dados quantitativos para as Geociências. Com exemplos didáticos e um enfoque espacial, o livro fornece uma base sólida, que permite ao leitor iniciar-se na Geologia Quantitativa.

 

Já para outubro estão previstos os livros Novos Estados e a Divisão Territorial do Brasil: uma visão geográfica, 19 Lições de Pedologia, Gestão de Reservatórios Hidrelétricos, Manual de Dosagem de Concreto Asfáltico e o Manual de Microrrevestimento Asfáltico a Frio

Com uma proposta polêmica e com implicações profundas não apenas para o Pará, o plebiscito para a divisão do Estado exige uma extensa discussão sobre seus desdobramentos. A partir da análise da proposta para os Estados de Tapajós e Carajás, o livro Novos Estados e a Divisão Territorial do Brasil: uma visão geográfica analisa a divisão territorial atual e possíveis mudanças, os critérios adotados e seus impactos econômicos, sociais e políticos.

Ainda nas Geociências, 19 Lições de Pedologia, de Igo Lepsch, é um livro-texto introdutório à Ciência do Solo, especialmente desenvolvido para as condições brasileiras. Iniciando desde as rochas e minerais que dão origem aos solos, passa pelos seus processos de intemperismo, aborda sua biologia, física e química, fundamenta e apresenta o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos.

Organizado por Fernando Campagnoli e Noris Costa Diniz, Gestão de Reservatórios Hidrelétricos trata do monitoramento desses reservatórios, com o objetivo de preservar seu potencial hidráulico, limitar os impactos naturais e antrópicos, regular seu uso e ocupação, e fundamentar programas ambientais.

Em parceria com o Instituto Pavimentar, dois manuais na área de pavimentação asfáltica serão lançados:  Manual de Dosagem de Concreto Asfáltico e o Manual de Microrrevestimento Asfáltico a Frio. Acesse aqui matéria do Comunitexto sobre as duas obras.

E para fechar o ano com “chave de ouro”, para novembro estão previstas obras como O Processo de Projeto Em Arquitetura, organizado por Dóris K. Kowaltowski, na qual se discute os principais temas que influem no processo de projeto em Arquitetura e mostra casos internacionais como voltados à realidade brasileira; e Fundações Diretas, de João Carlos A. Cintra, Nelson Aoki e José Henrique Albiero, um volume complementar do livro Fundações por Estacas, que traz com precisão e clareza as principais variáveis envolvendo fundações diretas.

Curtiu? Quer saber mais? Acesse o catálogo virtual completo AQUI.

Gostaria de sugerir um autor que queira publicar livro? Indique AQUI.

* A Oficina de Textos se reserva o direito de alterar as datas de lançamento conforme a necessidade. As datas aqui publicadas são apenas previsões e mais obras podem ser acrescentadas no decorrer do ano.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *