Quais as ferramentas que inspiram e asseguram a arte da engenharia de forma plena e criativa?

Foi pensando nisso que os professores da COPPE/UFRJ, Dirceu de Alencar Velloso e Francisco de Resende Lopes, resolveram idealizar o livro “Fundações”, agora em volume completo versão capa dura.

Fundações – volume completo compila:

critérios de projeto; investigação do subsolo; fundações superficiais e profundas. Aspectos geotécnicos; cálculos para dimensionamento; capacidade de carga estática; dinâmica e recalques; além da ampla experiência dos autores com o magistério e a prática profissional. Os aspectos construtivos das fundações profundas também recebem relevante atenção assim como o controle de qualidade e a verificação do desempenho.

O livro trata dos principais tipos de fundações profundas: estacas metálicas, de madeira, pré-moldadas, de concreto moldadas no solo, escavadas, prensadas entre outras.

Fundações – volume completo preenche uma importante lacuna da literatura técnico-científica brasileira e oferece aos leitores de modo ordenado, preciso e conciso teorias e práticas desta fascinante especialidade da engenharia civil.

Disponível em nosso site www.ofitexto.com.br e nas melhores livrarias do país

Dirceu Velloso Foi um dos maiores nomes da engenharia civil brasileira, referência em engenharia de fundações, com cinquenta anos dedicados à vida profissional e acadêmica.  Recebeu em 2006 o título de professor emérito da Escola Politécnica da UFRJ, em homenagem postuma.

Francisco Lopes é um consagrado engenheiro geotécnico e doutor pela Universidade de Londres, com sólidos conhecimentos de Cálculo Estrutural. Uma de suas últimas realizações de grande destaque foi o projeto do tanque oceânico para o estudo de modelos de estruturas marítimas, na Ilha do Fundão, inaugurado em 2003.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *