Qual o prazo de validade de um concurso?

No último dia 2, o Portal da Revista Exame publicou uma matéria explicando como funciona a convocação de candidatos aprovados em concursos. Essa informação é importante porque pouca gente sabe desse “detalhe”.

As pessoas têm procurado segurança em suas carreiras e por isso acabam optando por prestar concursos. Algumas chegam a passar anos estudando, mas às vezes não sabem que devem acompanhar as convocações e o prazo de validade do concurso, e acabam perdendo a oportunidade de serem convocadas para o tão querido posto de trabalho.

Segundo a matéria, a validade para chamada de um concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez e por igual período. Porém, recentemente, decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ), definiram que mesmo após o prazo de validade do concurso, o candidato tem direito à nomeação. Inclusive é proibido que realizem um novo concurso até todos os aprovados serem chamados. Ou seja, se o candidato tiver sido aprovado e não for chamado no prazo de até dois anos, pode e deve acionar a justiça e cobrar seus direitos.

Saiba mais: aqui e aqui.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *