Qualitrat – Selo de qualidade para Madeira tratada

A Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM), com o objetivo de melhorar as práticas do setor em que se insere a madeira tratada, lançou o selo Qualitrat, somente concedido a empresas que seguem os padrões determinados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o qual faz também as auditorias.

O selo é capaz de atestar critérios agrupados em 5 categorias, sendo essas:

·         Habilitação e Idoneidade Jurídica;
·         Gestão de Qualidade nos Processos;
·         Gestão Ambiental
·         Regularidade Social, Trabalhista e Gestão de Saúde e Segurança;
·         Ética e Responsabilidade Social.

Para Sérgio Brazolin, presidente da ABPM, o selo também permitirá crescimento do consumo de madeira tratada pela construção civil, que hoje corresponde apenas a 10% desse mercado; o setor de construção civil busca por alternativas, e a madeira tratada é o melhor custo benefício. O número de empresas que demonstram interesse em obter o selo aumenta gradativamente, e o processo em si permitirá em um futuro próximo a identificação de qualidade e procedência do produto pelo consumidor.

Fonte: Planeta Sustentável

Tudo a ver!

Vem aí o livro Restauração Florestal, de Pedro Henrique S. Brancalion, Ricardo Ribeiro Rodrigues e Sergius Gandolfi, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2012, apresentará os principais domínios e espécies objetos de restauração, os critérios para seleção de áreas e os métodos de restauração, discutindo suas principais vantagens e desvantagens. Desta forma será possível compreender o processo de reflorestamento e suas particularidades.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *