Que cidadão queremos formar?

im-tematica-arq-escolarVocê já deve saber o quanto o ambiente escolar influencia o comportamento e a formação dos indivíduos. Aspectos como iluminação, conforto sonoro, conexão entre espaços internos e externos e ventilação são alguns fatores que podem prejudicar ou favorecer o processo de aprendizagem.

Mas não são só esses fatores que interferem no ambiente escolar. A forma como se lida com o conhecimento nesse espaço é fundamental para compreendermos o tipo de cidadão que está em formação.

Para algumas teorias pedagógicas, conhecimento é informação; para outras, é processo de pensamento. E isso muda tudo. O objetivo específico da educação influencia diretamente a Arquitetura escolar e o uso dos espaços pelos agentes de educação e pelos educandos.

No séc. XIX, por exemplo, as salas de aula eram espaçosas e dispunham as crianças como se estivessem numa linha de montagem; claro, para que os cidadãos formados pudessem se tornar mão de obra nas fábricas. É esse o cidadão que queremos formar hoje? Se queremos despertar a criatividade, o pensamento crítico e a solidariedade, sem dúvida o espaço deve ter uma arquitetura diferente da dos moldes dos séculos passados.

Será que hoje, no séc. XXI, estamos formando o cidadão que queremos para o futuro? Estamos refletindo sobre o espaço escolar e agindo para usufruir de todas as suas potencialidades? Como a Arquitetura escolar pode contribuir para a melhoria da educação?

É este tema fundamental que a Profa. Doris Kowaltowski, especialista renomada no Brasil e no exterior, e a arquiteta Marcella Deliberador discutem no Curso Completo On-line Arquitetura escolar- o projeto do ambiente de ensino. Nesse curso, com carga horária total de 24h, as duas professoras compartilham suas experiências e conhecimentos sobre a Arquitetura escolar.

Se você quiser saber mais sobre os temas tratados pelas professoras no Curso Completo, assista aos minivídeos que preparamos! Clique no link abaixo e insira seu e-mail e senha na área exclusiva à direita do site (“Acesse o conteúdo gratuito. Cadastre-se”).

Para assistir aos minivídeos, CLIQUE AQUI.

As inscrições do curso completo estão abertas! Você pode conferir a programação e o valor de investimento em nosso site, e também a política de descontos.

Arquitetura escolar – o projeto do ambiente de ensino

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *