Sebastião Salgado e a beleza dos extremos

Um dos maiores talentos da fotografia, Sebastião Salgado, inaugurou a exposição Gênesis nesta última quarta-feira, 29 de maio, no Jardim Botânico e Museu do Meio Ambiente no Rio de Janeiro.

Dispostas entre as famosas palmeiras imperiais do parque ou nos salões do museu estão 245 fotos em preto e branco ou sépia feitas em 30 países como Equador, Indonésia, Madagascar, Botswana, Ruanda, Congo, Uganda e Etiópia.

A mostra já passou por Londres, Toronto e Roma, mas somente no Brasil rompeu as paredes do museu e integrou as paisagens capturadas pela lente das câmeras com aquelas do Jardim Botânico.

Entre as obras exibidas, estão fotos de montanhas, desertos, mares, animais e povos que, de alguma forma, escaparam das marcas da sociedade moderna. Confiram abaixo algumas delas:

Você sabia?

Sebastião Salgado se considera um ambientalista e declarou para a edição de abril deste ano da Revista Bravo! que plantar árvores e preservar a mata nativa é essencial para o futuro do planeta. Ainda segundo a publicação, a vontade de fotografar as paisagens, animais e comunidades não urbanas foi motivada pelo ativismo ecológico do fotógrafo.

Questões geográficas

Salgado e a equipe que auxiliou na produção das fotografias de Gênesis tiveram que considerar as diversas situações climáticas e geográficas extremas para planejar as expedições. Muitos trajetos foram percorridos a pé, como uma travessia de 850 km nas montanhas do norte da Etiópia. Canoas, balões, mulas, aviões e veículos militares também fizeram parte da peregrinação dos artistas e renderam as maravilhosas imagens que compuseram a mostra.

Mais informações da Mostra Gênesis:

Onde? Museu do Meio Ambiente/Jardim Botânico
Quando? Até 26 de agosto de 2013 – Terça a Domingo, das 9 às 17h
Quanto? R$ 6,00 no Arboreto do Jardim Botânico e Entrada Gratuita no Museu do Meio Ambiente

Tudo a ver

Já imaginou como seria conhecer lugares tão interessantes como estes exibidos por Sebastião Salgado em Gênesis? Foi pensando em todas as pessoas com espírito aventureiro e que gostam de estar em contato com as maravilhas do planeta que a Rosaly Lopes, especialista em vulcanismo planetário do Jet Propulsion Laboratory, da Nasa, em Pasadena, Califórnia, escreveu a obra Turismo de Aventura em Vulcões.

O livro responde a várias perguntas, tornando-se um abrangente guia de viagem para 19 vulcões espalhados pelo mundo. Mostra como se preparar para visitá-los, quais as preocupações na exploração do vulcão e dos ambientes no entorno e muito mais. Além disso, tem belas fotografias em cores que deslumbrarão os leitores.

Este é o primeiro livro do gênero, destinado a leitores não especializados e que desejam explorar estas paisagens com prudência.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *