Sesi e Senai investem na construção de escolas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de São Paulo, Senai – SP, e o Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo, Sesi – SP, abriram licitações para a construção e reforma de escolas no Estado, e aguardarão pelas propostas das empresas até o dia 3 de dezembro.

O Senai investirá na reforma de escolas do interior paulista, no momento Ribeirão Preto, que já tem seus editais prontos, enquanto o Sesi aplicará seu dinheiro na construção de novas escolas, utilizando o padrão por eles criado para a estruturação da nova obra nas cidades de Carapicuíba e Presidente Prudente.

O investimento em educação e sua estrutura, inclusive física, são primordiais, o que faz necessário estudo e planejamento para a aplicação das obras, prezando pela segurança e confiabilidade dos prédios, que abrigarão crianças e adultos em processo de aprendizado. Assim, para a construção e prática desses projetos em termos de engenharia, a leitura da obra Lições em Mecânica das Estruturas, escrita por João Cyro André, Carlos Eduardo Nigro Mazzilli, Miguel Luiz Bucalem e Sérgio Cifú, é imprescindível, pois esta apresenta uma abordagem ampla e detalhada da análise estrutural, cálculos de deslocamento e equações de equilíbrio, questões que influenciam diretamente em uma construção.

Além desse título, como apoio, a leitura do livro Arquitetura Escolar, o projeto do ambiente de ensino, escrito por Doris C. C. K. Kowaltowski, faz-se muito importante, de forma a apresentar diversos aspectos das edificações escolares e sua relação com propostas pedagógicas e metodologias de ensino, assim como a influência do conforto ambiental sobre o aprendizado. O conjunto dessas obras é uma ótima opção para os engenheiros que trabalharam com projetos relacionados a ensino e edificações.

Fonte: Revista PINI

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *