“Sistema Terra-Vida” fala sobre as alterações no volume de água dos oceanos

As alterações climáticas são uma ameaça real à paz mundial, reconheceu pela primeira vez, o Conselho de Segurança da ONU, em documento oficial divulgado no dia 21 de julho.  A declaração aprovada pelo Conselho expressa preocupação com os “efeitos adversos causados pela mudança do clima”, principalmente aqueles que de alguma forma interfiram na segurança nacional, como por exemplo, a perda de território em alguns Estados, causada pela elevação do nível do mar.

“Que não haja dúvidas: não estamos falando de um pequeno número de pessoas numa ilha remota tendo que deixar seu pedaço de praia. Falamos de elevações no nível do mar que podem impactar seriamente as vidas de milhões de pessoas que vivem perto da costa”, escreveu em artigo no site “The Huffington Post”, também no dia 21, o representante alemão para a ONU, Peter Wittig. “As pessoas vão entrar em conflito por recursos básicos, serão forçadas a mudar e até mesmo a emigrar”, acrescentou.

Sobre o tema, Nigel Harris, coautor de Sistema Terra-Vida – lançamento da Oficina de Textos – explica que existem dois processos básicos que alteram o nível global do mar. O primeiro envolve a alteração do volume de água que preenche as bacias oceânicas, e o segundo é resultado das alterações na forma e no tamanho das próprias bacias oceânicas.

No caso de alteração no volume de água das bacias oceânicas,  Harris explica que a principal causa para as alterações no volume de água do oceano é a formação e o derretimento das calotas de gelo. “Se todo o manto atual de gelo da Antártica derretesse, o nível global do mar se elevaria em 60-75 metros”, explica.

Ainda de acordo com o especialista “ só o desaparecimento do manto de gelo da Groenlândia acrescentaria mais cerca de 7 metros” e   “um aumento de 10°C na temperatura média da água dos oceanos poderia elevar o nível do mar em cerca de 10m por meio da expansão da água”.

Sobre o livro:

Por que a Terra é o único planeta no Sistema Solar onde a vida é conhecida? O que controla os ventos e as correntes marinhas? Que efeitos os vulcões e o movimento das placas tectônicas tiveram sobre o desenvolvimento e evolução da vida? O que os fósseis nos revelam sobre o passado da Terra?

As respostas para essas e muitas outras questões você encontra em Sistema Terra-Vida, livro que oferece uma visão concisa e ao mesmo tempo completa dos processos de retroalimentação entre a geosfera, a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera.

Com belíssimas ilustrações coloridas e textos claros, objetivos e de alto nível acadêmico, a obra reúne ciências biológicas e da Terra para explorar a coevolução da vida ao longo do tempo geológico. Traz investigações sobre os controles físicos que se combinam para fazer da Terra um planeta habitável, explicações sobre o ciclo do carbono, vulcanismo, alterações do clima durante o terciário, evolução das espécies, glaciação, a vida no fanerozoico entre muitos outros tópicos pertinentes ao assunto.

Sistema Terra-Vida foi projetado e organizado para uso em cursos de graduação e incorpora uma grande variedade de recursos para apoiar a aprendizagem do aluno. Seu objetivo é mostrar que mais nobre que o acúmulo de conhecimento é a capacidade da elaboração de dúvidas e novos questionamentos, além da formulação de novas respostas.

Conheça a página do livro AQUI

Visite nossa livraria!

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *