Técnica para colorir ouro

A empresa brasileira Chancelier, com apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), desenvolveu uma técnica que permite confeccionar jóias de ouro de 18 quilates em qualquer cor além do tradicional dourado.

As peças foram desenvolvidas para destacar o Brasil no mercado de metais preciosos e, além das diferentes tonalidades, também possuem alto brilho e podem mudar de tonalidade de acordo com o ângulo de incidência da luz.

A técnica utilizada para obter este resultado chama-se sputtering, e consiste na inserção de um alvo da liga de ouro colorido em uma câmara a vácuo de um equipamento, no qual a peça é bombardeada com argônio e oxigênio. Com a alta diferença de tensão, os gases retiram os átomos de ouro, ferro, cromo e cobalto do alvo, que se depositam sobre a superfície da peça. Com isso, se tem uma camada que recobre a joia de ouro e, por meio do controle da espessura do filme, é possível conferir a cor que se desejar à peça.

Esta tecnologia começou a ser desenvolvida em 2003 por um grupo do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), na qual foi obtida uma liga, composta por 75% de ouro e 25% de ferro, cromo, cobalto e outros metais, em vez dos 25% de prata e cobre, que formam as ligas de ouro de 18 quilates convencionais. Apesar disso, somente era possível fazer joias com ouro colorido de uma só tonalidade em toda a extensão da peça a partir de folhas (chapas) cortadas ou dobradas.

Agora, com as novas descobertas sobre diferentes ligas e técnicas, tornou-se possível obter joias de ouro coloridas em composição com o ouro convencional.

Fonte: Fapesp

Tudo a ver

Quem se interessa por estudos relacionados à diversidade de minerais, suas respectivas histórias, aos tipos de lapidação, produtores, história e ao valor comercial do quilate de gemas lapidadas, vai gostar de ter na estante o livro Dicionário de Mineralogia e Gemologia. Com autoria de Pércio Branco, geólogo, especialista em Economia Mineral e professor e consultor de Gemologia, a obra traz verbetes completos e curiosidades sobre minerais.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *