Telescópio Hubble descobre 5ª lua que orbita ao redor de Plutão

De acordo com a agência espacial americana Nasa, em nota divulgada nesta última quarta-feira (11/7), o telescópio espacial Hubble descobriu uma quinta lua que orbita ao redor de Plutão, como pode ser visto na imagem a seguir:

Essa quinta lua, nomeada P5, tem forma irregular e dimensão variante entre 10 e 25 quilômetros, com órbita circular de aproximadamente 93 mil km ao redor do astro. A complexidade do sistema de um planeta anão e gelado como Plutão continua a surpreender os cientistas, que acreditam que suas cinco luas são resultado de um impacto entre o planeta anão e um corpo celeste do Cinturão de Kuiper – região do sistema solar próxima a órbita de Plutão que foi descoberta em 1992 – há bilhões de anos.

A recente descoberta permitirá melhor aproveitamento dos instrumentos da sonda New Horizons ­– a possibilidade de haver uma nuvem de pequenas partículas orbitando no planeta anão poria em perigo a missão da sonda, que passaria pelo local sem conhecimento aprofundado da área –, que deve passar pelo sistema de satélites de Plutão em 2015.

Fonte: Estadão.

Aspectos tecnológicos e de ciências do universo também podem ser encontrados no livro O Quarto Paradigma, publicado em parceria com a Microsoft Research, o qual apresenta pela primeira vez as pesquisas para a formulação do chamado Quarto Paradigma, uma nova metodologia para o desenvolvimento da ciência, baseada no uso intensivo de dados e na utilização de computação avançada para interpretar essas informações e criar novo conhecimento. Os equipamentos disponíveis atualmente para o estudo do universo produzem uma quantidade incomensurável de dados, e ao avaliar os novos campos de colaboração entre tecnologia e ciência, esta obra procura apontar tendências, além de inspirar uma nova geração de cientistas. Para acessar uma “degustação” do título, clique AQUI.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *