Telescópio observa buraco negro no centro da Via Lactea

O Telescópio Nuclear Epectroscópico da Nasa (agência espacial americana), conhecido como NuSTAR, ajudou os astrônomos da corporação a descobrirem um buraco negro situado em Sagittarius A*, ou seja, no centro de nossa galáxia.

NuSTAR, lançado no dia 13 de Junho é o único telescópio capaz de produzir imagens focadas dos raios-x de mais alta energia.

Segundo os pesquisadores da Nasa, o telescópio capturou a explosão deste buraco negro, produzindo uma imagem em alta resolução de todos os detalhes da atividade por meio de sensores infravermelhos.

Em entrevista para a agência EFE, Fiona Harrison, principal pesquisadora da missão, declarou que estes dados ajudarão a entender melhor estes fenômenos.

Esta foi a primeira observação do telescópio, que foi lançado em 21 de julho deste ano para realizar um censo da Via Láctea e regiões vizinhas em busca de explosões estelares e buracos negros. Por ser o único telescópio capaz de produzir imagens focalizadas de raios X de alta energia, que produz imagens 10 vezes mais limpas do que outras formas de observação, este telescópio deu aos astrônomos uma nova ferramenta para sondar objetos como os buracos negros.

A missão tem o intuito de descobrir maiores informações sobre estes fenômenos espaciais, como a origem dos elementos que compõe um buraco negro e da aceleração das partículas das galáxias observadas.

Fonte: Estadão e Revista Veja

 

Tudo a ver:

Se você se surpreendeu com as novas tecnologias para pesquisas espaciais, leia o livro “O Quarto Paradigma: descobertas cientificas na era da eScience”. Nele, você irá conferir a origem de imagens e dados cada vez mais completos e como os astrônomos tem utilizado os computadores para realizar mapeamentos das galáxias. Disponível também em versão digital.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *