Trilobite “gigante”, achado paleontológico, é uma nova espécie

Os trilobites são organismos conhecidos apenas como fósseis e viveram em toda a Era Paleozóica, tendo aproximadamente 445 milhões de anos. De hábito exclusivamente marinho, colonizavam todos os ambientes oceânicos, comendo detritos sobre o substrato, enterrados nos sedimentos e até mesmo nadando. As variadas formas que os trilobites desenvolveram refletem os diferentes hábitos de vida e estratégias de sobrevivência adquiridas durante a evolução do grupo.

Em julho de 2011 uma nova espécie de trilobites – considerada gigante para o gênero da espécie panderiae, com um tamanho cinco vezes superior às conhecidas até o momento – foi encontrada em Chão de Lopes, Mação; os fósseis são considerados de alto valor patrimonial e relevância para a ciência.

Artur Sá, paleontólogo do Departamento de Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTDA), responsável pela descoberta, afirma que “apesar dos seus cinco centímetros, esta é uma espécie gigante para este gênero de trilobites, que são milimétricas, quando muito atingem o centímetro. Minha equipe e eu fizemos um achado de um nível fossolífero único”.

Mação é considerado o melhor sítio arqueológico em Portugal para o estudo da glaciação que ocorreu na Terra há 445 milhões de anos – o que hoje é conhecido como Mação, tratava-se de mar profundo e estava quase no Polo Sul -, e que foi responsável pelo desaparecimento de mais de 90% das espécies existentes naquele tempo.

Para a melhor compreensão das ciências biológicas e evolução da Terra, o livro Sistema Terra-Vida é um grande aliado, pois este aproxima as ciências biológicas da geologia para explorar a coevolução da Terra e da vida ao longo das eras geológicas. A obra examina as interações entre geosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera, além de explicar como a relação entre esses sistemas determina o ambiente na superfície terrestre. Clique aqui para saber mais sobre o livro.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *