Um curso que supera expectativas

Em 2016, o autor-consultor José Galizia Tundisi ministrou a 1ª edição do curso Gestão integrada de Recursos Hídricos. Nele, o professor discute o funcionamento dos ecossistemas aquáticos, a gestão de bacias hidrográficas, as tecnologias avançadas de gestão e um caso prático da bacia da UHE Carlos Botelho (Lobo/Broa).

Os participantes da 1ª edição ressaltaram a competência notável do Prof. Tundisi e de seu assistente Prof. Leandro Campanelli. Confira alguns depoimentos abaixo:

“O curso me ajudou de todas as formas imagináveis, desde o conhecimento de estudos já realizados e que podem ser replicados em outros locais, passando pelo uso de geotecnologias no levantamento de dados objetos de estudo, até o desenvolvimento de projetos e parcerias de educação ambiental.” (Antonio Vicente Moscogliato)

Veja mais depoimentos de nossos participantes:

“Gostei do curso! Ajudou na forma de aprender um pouco mais com certeza. Na área profissional colocarei em prática o que aprendi.” (Ayrton Schupp Pinheiro Oliveira)

Outro participante:

“O conteúdo deste curso permite a reflexão sobre a atual realidade dos recursos hídricos, seu monitoramento e gestão. O curso superou minhas expectativas!” (Patrícia Buffon)

A demanda por usos múltiplos da água numa bacia hidrográfica (abastecimento, agricultura, indústria, lazer), com uma capacidade finita de fornecimento de água, pode acarretar dois problemas principais: volume insuficiente do recurso para atender a todos, como no Semiárido; ou ter volume suficiente, mas de qualidade insuficiente para os fins necessários.

Gerenciar os conflitos; estabelecer as prioridades de uso; alocar os volumes para cada uso aplicando gestão integrada de águas superficiais e subterrâneas; recuperar a qualidade dos ecossistemas aquáticos; e envolver a sociedade na solução dessas questões são atribuições da gestão integrada de recursos hídricos.

Nesse sentido, o curso on-line Gestão integrada de recursos hídricos visa capacitar o participante a reconhecer os principais problemas referentes a essa área: funcionamento dos ecossistemas aquáticos; impactos nos recursos hídricos; gestão integrada e preditiva.

Como funciona:

Este curso é 100% on-line, tem duração de um mês e meio e carga horária total de 24 horas. Ele é oferecido na modalidade Networking, que incentiva a interação e a cocriação de conhecimento.

O conteúdo contempla roteiro de estudos, cases trabalhados, minivídeos, o eBook Recursos hídricos no séc. XXI e duas sessões on-line (work meetings) com os professores. Ao concluir o curso, você recebe um certificado assinado pelo autor-consultor e pela Oficina de Textos.

As inscrições estão abertas para a 2ª edição do curso com início previsto para 15 de Maio! Aproveite o valor promocional do 1º lote (só até amanhã, 27/4). Clique aqui e garanta sua vaga!

Programação:

15 A 24 DE MAIO
Como funcionam os ecossistemas aquáticos

25 DE MAIO A 5 DE JUNHO
Gestão de bacias hidrográficas

1o. de junho | Work meeting 1 (webconferência on-line ao vivo, com duração de 1h, em horário a ser agendado com o autor-consultor e participantes do curso)

6 A 15 DE JUNHO
O futuro da gestão integrada: tecnologias avançadas de gestão

16 A 26 DE JUNHO
Aplicação prática: o caso da bacia da UHE Carlos botelho (Lobo/Broa), da pesquisa à gestão

20 DE JUNHO | Work meeting sobre o trabalho final

Para ver a programação completa acesse aqui!

Reserve sua vaga no formulário disponível em nosso site.

Em caso de dúvida, entre em contato conosco através do e-mail cursosautorais@ofitexto.com.br ou agora pelo Whatssap (11 9673 6193). Estamos à disposição para atender você!

2 Comentários

  1. Eu fiz o curso e até recomendaria se o e-book que veio junto com o livro estivesse funcionando no aplicativo Reader. Acho que deveriam resolver isso, pois nesse momento estou elaborando uma Plano de Bacia Hidrográfica e preciso consultar o e-book.

  2. Prezada Karine,

    Agradecemos o contato. O suporte não identificou problemas em sua conta ou no arquivo do eBook. Alguns procedimentos aconselhados são:
    1. Baixe e execute o iPublishCentral Cleaner (https://ipublishcentral.deskpro.com/downloads/files/10-ipublishcentral-cleaner).
    2. Limpe o cache de seu navegador.
    3. Verifique se seu Adobe Air está instalado e atualizado corretamente.

    Estamos encaminhando via e-mail mais informações.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *