Unesp disponibiliza materiais didáticos online

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) oferece on-line e gratuitamente, conteúdos e materiais didáticos em formato digital dos seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão elaborados em parceria com o seu Núcleo de Educação a Distância (NEaD/UNESP), nas modalidades a distância e presenciais.
O projeto, que recebeu o nome de Unesp Aberta, disponibiliza disciplinas livres pela internet como uma nova oportunidade de aperfeiçoamento e formação dos docentes nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas.
De acordo com o coordenador do NEaD, Klaus Schlünzen Junior, a iniciativa é de grande importância não só para a Unesp, pois oferece a qualquer pessoa do Brasil e do mundo a oportunidade de acesso ao conhecimento que produzimos. “Além disso, vai ao encontro da crescente valorização desta modalidade no mundo, cenário reforçado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e pela Harvard University no mês passado, que tornaram pública a parceria inédita que viabiliza a disponibilização de cursos a distância pela internet, com versões on-line das aulas ministradas presencialmente nestas universidades”.
Entre os materiais disponíveis, estão mais de 17 mil itens educacionais, como mapas, imagens, softwares educacionais e animações, além de 300 videoaulas, 300 textos, 138 livros digitais do selo Cultura Acadêmica e o acervo da biblioteca digital – que reúne material pertencente ao sistema de bibliotecas da Unesp e aos centros de documentação da Universidade.
O Vice-Reitor, Julio Cezar Durigan, relata que antigamente não havia um lugar específico onde as pessoas pudessem ter acesso ao que é produzido na Universidade. “Agora, este projeto veio consolidar a existência e a importância na Unesp. Com a evolução das ferramentas utilizadas, que antes não tínhamos, conseguimos não só disponibilizar nosso site em dez línguas distintas, como também desenvolver trabalhos como o Unesp Aberta, o Acervo e a Biblioteca Digital, que propagam e tornam público o nosso trabalho”.
Para ter acesso aos materiais, será necessário a criação de um login e uma senha no site  da Unesp Aberta. Também serão incluídas versões em inglês e espanhol, além de recursos de acessibilidade como Libras e audiodescrição.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *