Universidade de Harvard e MIT oferecem cursos online gratuitos com certificação

Duas das mais importantes universidades do mundo acabam de criar uma plataforma online para oferecer cursos livres gratuitos à milhares de alunos em todo o mundo.  A plataforma, chamada de edX, tem a função de difundir conhecimento qualificado mundialmente, através de cursos disponíveis a partir de setembro.
Durante a recente coletiva de imprensa de anúncio da edX, o presidente de Harvard, Drew Faust, explicou que além de tornar o conhecimento mais acessível, também poderão entender mais sobre o processo de aprendizagem. “Dois dos meus compromissos mais importantes como presidente de Harvard têm sido aumentar o acesso à educação e fortalecer o ensino-aprendizado e a edX vai nos permitir avançar nesses dois propósitos de formas inimagináveis”, relata.
A presidente do MIT, Susan Hockfield, afirmou que a educação online não deveria ser encarada como inimiga da educação tradicional e sim como “aliada inspiradora e libertadora.” A intenção das universidades é que novas instituições façam parte do projeto, por isso a edX foi construída em um software livre, para possibilitar que outros pesquisadores e desenvolvedores acrescentem suas sugestões.
A parceria conta com toda a tecnologia que o MIT já vinha desenvolvendo com o MITx – plataforma semelhante lançada no fim do ano passado, que reuniu mais de 120 mil inscritos no único curso que ofereceu.
Dentre as funcionalidades da nova plataforma, destacam-se: grupos de discussão, laboratórios on-line, aprendizado de forma colaborativa baseado nos formatos “wiki” – como da Wikipedia, por exemplo – e avaliação da aprendizagem na medida em que o aluno progride no curso. Os estudantes que cumprirem os requisitos ao longo do curso receberão um certificado de conclusão, porém este certificado não servirá como créditos cumpridos em Harvard ou no MIT.

Aproveitamos a oportunidade para informar que o Portal Universia e o MIT oferecem acesso gratuito (clique aqui) à seleção de materiais dos cursos do MIT, traduzidos para o português.

7 Comentários

  1. Acho importantíssimo essa iniciativa das duas maiores universidades do mundo. Estou no aguardo para minha participação.

  2. Muito interessante, mas os cursos serão em inglês ou português?

    De qualquer maneira, vamos aguardar.

  3. Espero com grande expectativa. Obrigada pela informação.
    María Elena

  4. Muito boa essa iniciativa, espero informação sobre o período e como será feita a inscrição no curso oferecido.

  5. O link é
    https://www.edx.org/

    Beijos

  6. quero saber como vai ser feita as escriçôes?

  7. Olá Samara, o link para os cursos é esse: https://www.edx.org/courses, mas deverá estar disponível a partir de setembro, como informado na matéria.

    Se desejar, por enquanto pode acessar um material gratuito: O MIT OCW é um site de apoio às interações dinâmicas que ocorrem em sala de aula nos cursos do MIT. Está disponível gratuitamente na Web para qualquer usuário em qualquer lugar do mundo, basta acessar http://mit.universia.com.br.

    Atenciosamente,
    Equipe Oficina de Textos.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *