USP lança cursos de física e estatística para web

A Universidade de São Paulo (USP) irá lançar nesta quarta-feira, 12 de junho, os primeiros cursos superiores abertos e gratuitos na internet desenvolvidos pela instituição.

Por enquanto, serão apenas duas disciplinas diferentes: física mecânica básica, com 45 videoaulas acompanhadas de exercícios, e de probabilidade e estatística, que terá videoaulas de 15 minutos.

De acordo com os organizadores da Poli USP, estes cursos podem ser feitos por qualquer pessoa, mas são montados para auxiliar calouros do curso de Engenharia.

Ao final de cada curso, há um exame. Se aprovado, o aluno ganha um certificado que não vale, ainda, como crédito de graduação ou de pós-graduação, embora os idealizadores tenham este aspecto em mente para incentivar mais alunos a buscarem o curso no futuro.

A iniciativa tem intuito de implantar o modelo Mooc (Massive Open Online Coursede – tradução: Curso Online Aberto e Massivo) de ensino, que ganhou fama desde que instituições como Harvard, Stanford e MIT começaram a oferecer a modalidade em portais com centenas de milhares de acesso por mês como EDX e Coursera.

Os interessados devem se inscrever a partir de hoje no Veduca.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *